segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

The Painter of the Wind (k-drama)


Oláááááá pessoal!

Hoje finalmente venho trazendo mais uma resenha de drama para vocês!




Título: The Painter of the Wind
Gênero: Histórico, romance
Escritor: Lee Eun Young
Diretor: Jang Tae Yoo
País de origem: Coreia do Sul
Elenco: 
Moon Geun Young como Shin Yoon Bok
Kim Yoo Jung como a jovem Yoon Bok
Park Shin Yang como Kim Hong Do
Moon Chae Won como Jeong Hyang
Park Jin Woo como Jang Hyo Won
Bae Soo Bin como King Jeong Jo
Im Ji Eun como Queen Jeong Soon
Park Hyuk Kwon como Lee In Moon (amigo de Kim Hong Do)
Ahn Suk Hwan como Shin Han Pyeong (pai adotivo de Yoon Bok)
Lee Joon como Shin Young Bok
Lee Byung Joon como young Young Bok
Ryu Seung Ryong como Kim Jo Nyun
Jung In Gi como Hong Gook Young
Kim Eung Soo como Jang Byuk Soo
Lee Mi Young como Mok Kye Wol
Yoon Joo Sang como Kang Soo Hang
Han Jung Soo como Seo Jing
Lee Kyung Hwa como Myeong
Han Yeo Woon como Jung Sook (irmã de Lee In Moon)
Im Ho como Lee Myung Ki
N° de episódios: 20
Período de emissão: 24 de setembro de 2008 à 04 de dezembro de 2008
Emissora de TV: SBS




Resolvi fazer a resenha de Painter of the Wind por dois motivos:

1 – É um drama diferente, com um enredo bem peculiar e que me agradou bastante;

2 – Até hoje não vi nenhuma resenha desse drama em português.


Bom, pessoal, vamos começar com o que me levou a assistir a esse drama.

Tudo começou com Cheongdamdong Alice, onde Moon Geun Young é a atriz principal. Na resenha de Cheongdamdong Alice eu já mencionei o quanto eu fiquei encantada com a atuação dessa atriz, virei fã dela e resolvi dar uma conferida em seus trabalhos anteriores. Primeiro vi Cindella’s Sister, e depois dei uma chance à Painter of the Wind.

E o que mais me chamou a atenção nesse drama foi o enredo. A história gira em torno de uma garota que vive disfarçada de homem para se proteger dos inimigos que assassinaram seus pais. E o melhor de tudo, claro, é o fato de que essa garota se torna uma pintora Real, ou seja, uma artista de alto nível que pinta retratos de reis e situações peculiares, que mostram o dia a dia de nobres e camponeses, e também é capaz de esconder ou revelar segredos através de sua arte valiosa.



Resumo traduzido do Asianwiki:

Em 1766, Kang Su-hang, um pintor e membro sênior do Dohwaseo, a Academia de pintura, foi encontrado morto depois de ter sido secretamente encomendado a ele uma pintura pelo filho do príncipe herdeiro, que mais tarde se tornaria o Rei Jungjo (1752-1800, o 22º rei de Dinastia Joseon). A comissão foi pintar um retrato do príncipe herdeiro. Seo Jing, outro membro da Dohwaseo, também foi encontrado morto enquanto investigava a morte de Kang Su-hang. Além disso, a esposa de Seo Jing foi assassinada e sua filha desapareceu. Dez anos mais tarde, Kim Hong-do, um membro sênior do Dohwaseo, descobre Shin Yun-bok, um novo aluno. Hong-do descobre o grande talento em Yun-bok e tenta proteger o estudante de conspirações que o cercam. O Rei Jungjo também descobre o enorme talento de Yun-bok. Kim Hong-do e Shin Yun-bok servem o rei, fazendo pinturas que descrevem a verdadeira realidade das pessoas comuns. No entanto, poderosos funcionários do palácio conspiram para se livrar dos dois pintores, e logo depois, eles são expulsos de Dohwaseo. Em seguida, o rei ordena que secretamente os dois encontrem o retrato de seu pai pintado por Kang Su-hang 10 anos antes. Kim Hong-do e Shin Yun-bok são bem sucedidos na recuperação do retrato, superam os obstáculos e armadilhas perigosas criadas pelos inimigos. A recuperação da pintura também ajuda a revelar o segredo por trás da morte de Seo Jing, que é na verdade o pai de Shin Yun-bok. No processo, Kim Hong-do percebe que ele é verdadeiramente apaixonado por Shin Yun-bok. No entanto, ele tenta deixá-lo, porque ele sabe que o caso seria impossível. Mas, para surpresa de todos, a verdade é revelada. Shin Yun-bok é na verdade uma mulher. Ela havia se disfarçado como um homem para entrar em Dohwaseo, uma instituição limitada apenas aos homens, a fim de descobrir a verdade sobre a morte de seu pai.


 
Um rosto delicado e um olhar triste... Shin Yoon Bok

O que posso dizer sobre esse drama... É maravilhoso ver o desenrolar da história, que apesar de lento, nos mostra tantas coisas que enriquecem a alma. A história é um verdadeiro poema antigo, emocionante, dramático, cheios de nuances delicados, coisas que provavelmente nem todas as pessoas tenham paciência ou sabedoria para acompanhar. Eu, como apreciadora de arte e estudante de Design, achei tudo muito lindo, poético, misterioso e enriquecedor. E eu, que também amo desenhar, apreciei as técnicas de desenho usadas pelos artistas daquela época, aprendi o verdadeiro valor de uma pintura, os sentimentos envolvidos em cada pincelada e a maneira como os pintores interpretavam suas obras... Tudo completamente fascinante.




Shin Yoon Bok é uma artista que herdou o talento de seu pai, um pintor que foi assassinado devido a uma conspiração comandada pela madrasta do Rei, uma mulher falsa e maligna. Kim Hong Do, um pintor muito famoso, descobre o grande talento de Yoon Bok e resolve tornar-se seu mestre. No entanto, mal sabe ele que Shin Yoon Bok é, na verdade, a filha de seu melhor amigo que foi assassinado.

 
Kim Hong Do disfarçado kkkkk

Kim Hong Do e Shin Yoon Bok


Enquanto mergulhamos nesse conto que mostra muito da cultura asiática no período Joseon, uma época em que mulheres não podiam se tornar pintoras, outro fato que também nos chama a atenção nesse drama é o triângulo amoroso não-convencional, onde a garota (personagem principal) tem sentimentos tanto por um homem (seu mestre) como uma mulher (a gisaeng).

Shin Yoon Bok e Kim Hong Do

Jeong Hyang e Shin Yoon Bok

Moon Geun Young foi simplesmente genial em sua atuação. Sinceramente, tenho que confessar que muitas vezes eu até esquecia que ela era uma garota e não um jovem rapaz. O tom de voz, a maneira de andar, suas expressões faciais... Pareciam muito masculinas. Foi um trabalho magnífico por parte dessa atriz, principalmente nas interações com o seu mestre, que era muito mais velho que ela, mas ambos conseguiram construir uma boa química e uma relação de companheirismo muito linda, e, além disso, suas interações com o seu interesse amoroso declarado, a gisaeng, por quem Shin Yoon Bok se apaixonou à primeira vista e também era correspondida, eram muito cativantes.


Por um lado, temos um romance entre a pintora e seu mestre. Algo que começa (e talvez também termine) como uma grande amizade. Assim como em Coffee Prince, o homem não sabe que na verdade ela é uma garota, mas se apaixona mesmo assim, achando que ela é um rapaz, e sofre pelo conflito entre a razão e o coração. Além do mais, temos a grande diferença de idade, que não parece ser um problema no drama, porém pode ser para os espectadores mais conservadores. A relação entre Shin Yoon Bok e Kim Hong Do é muito mais do que uma grande amizade, mas também não chega a ser uma verdadeira relação entre homem e mulher. Talvez seja algo muito mais transcendental do que físico. Duas almas tão semelhantes, que compartilham o mesmo amor pela pintura, pela representação do real e do imaginário, e que muitas vezes se perdem nesse amor. Duas almas leais e companheiras, que se compreendem mais do qualquer outra. São como pai e filha, irmão e irmã, mestre e aprendiz, verdadeiras almas gêmeas.



Por outro lado, temos a relação da pintora com a gisaeng. Apesar de serem duas mulheres, o romance começa como uma paixonite comum, e aos poucos vai se transformando num amor muito profundo. De repente o pintor (na verdade, a pintora, só que a gisaeng também não sabe que ela é uma mulher) se vê encantado pela beleza da gisaeng. A gisaeng é para Shin Yoon Bok como uma musa inspiradora. Em suas pinturas, Jeong Hyang sempre está presente. A gisaeng, por sua vez, também acaba se apaixonando perdidamente por Shin Yoon Bok. E as duas trocam olhares, toques e promessas de amor. E no final, quando Jeong Hang descobre o grande segredo de Shin Yoon Bok... Bom, vocês só vão saber o que aconteceu quando assistirem ao drama rsrs




Nossa protagonista sofre, não só pelos traumas do passado (o assassinato de seus pais), mas também por viver uma vida incompleta, onde ela não consegue se aceitar nem como homem nem como mulher.

Muitos reclamaram sobre o final do drama, mas eu acho que foi suficientemente poético para uma obra desse calibre. Alguns queriam que Shin Yoon Bok aceitasse viver um romance com o seu mestre, já outros preferiam que ela assumisse definitivamente o seu amor pela gisaeng e que ambas fugissem juntas para viver seu romance em paz.

Bom, que tipo de final vocês acham que o drama teve se Shin Yoon Bok ainda não conseguia compreender a si mesma?

O final do drama foi do tipo: Agora você vai ter que especular!

Minha teoria (lembrando que é apenas a minha opinião sobre a história e que outra pessoa pode pensar completamente diferente de mim) é de que Shin Yoon Bok amava muito Kim Hong Do, mas esse amor não era o tipo de amor que uma mulher sente por um homem, ou talvez até era, porém difícil de compreender aos olhos de alguém que sempre se considerou como um homem. 
Toda vez que Kim Hong Do confessava ter algum sentimento por ela, Shin Yoon Bok sofria e chorava. Era como se a pessoa que ela amava (um pai, um irmão ou amigo de infância) dissesse que estava apaixonado por ela. Shin Yoon Bok se sentia culpada por ser mulher, por despertar esses sentimentos numa pessoa tão estimada para ela e, principalmente, por não ser capaz de corresponder a tais sentimentos, pois metade dela se via como homem e era perdidamente apaixonada por outra mulher. 
Portanto, isso me faz concluir que Shin Yoon Bok não queria voltar a viver como uma mulher, na verdade, ela iria permanecer como homem.

Shin Yoon Bok e Jeong Hyang dividem um momento romântico


A musa inspiradora de Shin Yoon Bok

Shin Yoon Bok disfarçada de gisaeng



Algumas curiosidades:

*Painter of the Wind é baseado no romance histórico de ficção "The Painter of the Wind", de Jung-Myeong Kee.

*O romance é uma especulação da vida do pintor do século XVIII Shin Yoon-bok (um pintor que realmente existiu na vida real e que possui muitas pinturas famosas, assim como Kim Hong-do). Embora altamente lembrado por suas pinturas eróticas e satíricas, há poucos documentos relacionados à vida do pintor nos dias de hoje. O romance de Jung-Myeong Kee, em seguida, apresenta a pergunta hipotética: "E se Shin Yun-bok era realmente uma menina vestida com roupas de homem?".

*Existe um filme baseado no mesmo romance, chamado Portrait of a Beauty. No entanto, seu enredo aborda a história de Shin Yun Bok de uma forma diferente do dorama.

*Moon Geun Young e Moon Chae Won ganharam o prêmio da SBS de melhor casal.


*Todas as pinturas mostradas no drama são reais, desenhadas e pintadas por Shin Yoon Bok e Kim Hong Do (e outros artistas da Era Joseon).

Confiram a seguir a galeria de pinturas:














Para conferir todas as pinturas mostradas no drama, acesse o link: http://en.wikipedia.org/wiki/Painter_of_the_Wind


Meus OSTs preferidos:






Bom, pessoal, espero que tenham gostado da minha resenha. Por hoje vou ficando por aqui.


Até mais!




6 comentários:

  1. Quem quiser assistir, fiz uma tradução e separei os episódios aqui:

    https://drive.google.com/open?id=1tU6EcMoFixgFtI5l6YVt-NQUVxAJIZLG

    ResponderExcluir
  2. Gostaria d saber em qual app ou onde eu posso ver ele queria mt assistir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti pelo viki, mas já faz bastante tempo então não sei se ainda está disponível por lá, é bem provável que não :(

      Excluir