quarta-feira, 18 de julho de 2012

Homenagem à Naoki Urasawa


Depois de algum tempo sem fazer uma homenagem da fã aqui no blog, resolvi criar coragem para homenagear um dos meus maiores ídolos.

Sinto-me um pouco insegura em falar desse homem, sabem por quê? O desgraçado não é só um mangaka, ele é um verdadeiro gênio!



Acho que de todas as pessoas famosas (e não tão famosas) que eu admiro, Naoki Urasawa é aquele que mais respeito, ele é um grande ídolo para mim e, nada que eu escreva aqui vai superar a adoração que tenho por ele.


Eu poderia colocar uma biografia pronta aqui (assim como fiz com os outros artistas que eu homenageei), mas prefiro usar minhas próprias palavras, talvez assim as coisas saiam mais naturalmente.



Naoki Urasawa é um mangaka extremamente talentoso (realmente um gênio) que nasceu em Tóquio no dia 2 de janeiro de 1960 (ele tem o mesmo signo que eu, capricórnio, apesar de que isso não importa muito para os japoneses rsrs). Atualmente tem 52 anos de idade e formou-se em economia.

Urasawa começou sua carreira de mangaka profissional aos 23 anos (provavelmente depois que se graduou, lembrando que isso é só uma suposição minha, talvez ele até tenha conciliado a faculdade com o trabalho). Já ganhou muitos prêmios importantes pelas suas magníficas obras e muitos o chamam de “o mestre do suspense”.

Dentre suas obras apenas três foram adaptadas para anime (isso é uma injustiça! Todos deveriam ter virado anime! Fica aqui registrada a minha indignação a respeito disso), e elas são: Yawara!, Master Keaton e Monster.


Yawara! (1986-1993)

Conta à história de uma garota que é campeã em competições de Judô, porém sente-se muito pressionada pelo seu avô e algumas vezes quer apenas ser uma garota normal.

Yawara é uma das primeiras obras do mestre Urasawa, infelizmente ainda não tive oportunidade de ver o anime ou ler o mangá, porque encontrar essa obra em português (ou pelo menos em espanhol) é muito difícil. Já procurei bastante, mas não obtive sucesso. Por ser uma comédia romântica, muitos ficam “chocados” pelo simples fato de que é uma obra de Naoki Urasawa (o mestre do suspense fazendo uma comédia romântica? Qualquer um ficaria chocado!), mas pelo que andei pesquisando por aí, esse mangá fez mais sucesso no Japão do que Ranma ½ (isso é impressionante!).


Master Keaton (1988-1994)

Conta à história de um arqueólogo que trabalha numa empresa de seguros como investigador e viaja pela Europa resolvendo conflitos e conhecendo novas pessoas.

Passei muito tempo procurando por esse anime legendado em português (ou espanhol). Quando já tinha perdido as esperanças de assisti-lo, finalmente consegui encontrar um fansub que o estava legendando em português. Fiquei realmente feliz por isso e espero que o fansub leve esse projeto adiante.


Monster (1994-2001)

Conta à história de um médico neurocirurgião que tem sua vida virada de cabeça para baixo depois que ele decide salvar a vida de um monstro (só para lembrar que “monstro”, nesse caso, não está no sentido literal).

Monster foi o começo de tudo. Foi por causa desse anime que me tornei uma fã de Naoki Urasawa. Monster é uma obra única, assustadora, reflexiva, complexa, intrigante, magnífica, misteriosa, minuciosa, audaciosa, diferente... Algo completamente fora do comum. Monster mostra o começo do fim da humanidade, a psicologia do inimaginável.

Capa do volume 1 do mangá:




Outras obras de Naoki Urasawa


Beta! (1983)
Conta à história de um estudante que é infectado por um organismo e as sequelas dessa infecção são bastante estranhas. Apenas um capítulo (one-shote).


Pineaple Army (1986-1988)
Conta à história de um mercenário que treina pessoas para que possam se defender, apesar de não querer se envolver em suas vidas, ele acaba fazendo isso.

A história foi escrita por Kudo Kazuya, só a arte é de Urasawa.


Dancing Policeman (1987)
Conta à história de um policial bastante peculiar que tem vocação para dança e música. (one-shote)


NASA (1988-1994)
Conta à história de um homem normal que quer se tornar o primeiro astronauta japonês. 

Quando vi a sinopse desse mangá, fiquei pensando ... Seria um precursor de Uchuu Kyoudai? rsrs Queria ter a oportunidade de lê-lo um dia.

Happy! (1993-1998)
Conta à história de cinco irmãos órfãos que precisam se livrar de uma enorme dívida que eles têm com a máfia japonesa. A heroína da história é uma garota (a irmã mais velha).


Jigoro (1994)
São algumas pequenas histórias relacionadas ao avô de Yawara em sua juventude.

(comecei a ler há pouco tempo).


20th Century Boys (1999 -2006)

Conta à história de um grupo de amigos que quando crianças resolvem inventar uma história de como seria o fim do mundo e como eles seriam os heróis que salvariam a humanidade dessa catástrofe. Depois de muitos anos, alguém começa a tornar essa história realidade.

Essa é uma das obras mais famosas do mestre Urasawa e também uma das mais empolgantes. Quando comecei a ler 20th Century Boys, nunca pensei que fosse ficar tão viciada nesse mangá. É uma obra impressionante, alguns fãs dizem que essa é a melhor obra de Urasawa. É tão boa que dá vontade de ler tudo de uma única vez.

Apesar de não ter virado anime, 20th Century Boys foi adaptado para filme (uma trilogia com pessoas reais) que fez bastante sucesso no Japão.

poster do filme:



Another Monster (2002)
É um livro com algumas ilustrações que detalha a história dos personagens de Monster do ponto de vista de um repórter investigativo.

Pluto (2003-2009)

Conta à história de um detetive robô que investiga uma série de assassinatos de robôs e humanos. Enquanto procura pelo assassino, acaba descobrindo marcas profundas em seu passado. A história é uma adaptação do mangá de Osamu Tezuka, Astro Boy.

Em minha humilde opinião, essa é a melhor obra do mestre Urasawa. É difícil imaginar uma obra que se equipare a Monster, mas acho que Pluto consegue chegar bem perto e quem sabe até superá-lo. Pluto é a obra mais profunda que eu já vi. Quando terminei de ler esse mangá, me senti tão deprimida que minha vontade era de sair numa jornada espiritual (tipo aqueles monges budistas) ou então me trancafiar num convento e viver para Deus ajudando crianças carentes (pode até parecer engraçado agora, mas na época a sensação que eu tinha era que faltava algo na minha vida, algo muito importante, uma sensação de que eu deveria ajudar o próximo, me livrar do apego às coisas materiais). Pluto, sem dúvidas, foi a obra do mestre Urasawa que mais me marcou.

21th Century Boys (2007)
Continuação de 20th Century Boys (capítulos finais da saga).


Billy Bat (2008-?)

Conta à história de um desenhista de quadrinhos que descobre que seu personagem é, na verdade, uma cópia de outro personagem desenhado por um mangaka japonês. A partir daí, ele resolve investigar e acaba descobrindo que seu personagem é muito mais do que um simples desenho. 

De todas as obras de Naoki Urasawa, acho que essa é a mais insana, mas nem por isso deixa de ser incrivelmente interessante.

Billy Bat ainda não foi concluído e de vez em quando encontro um capítulo novo traduzido para o português ou espanhol (atualmente estou capítulo 81).

É uma obra louca e intrigante, onde muitos fatos históricos são inseridos de uma forma bastante natural, e isso várias vezes nos faz confundir o que é realidade e o que é ficção.

 Mangari Michi (2009)
Algumas histórias relacionadas a dois personagens (mangakas) de 20th Century Boys.

Master Keaton Remaster (2012)
Continuação de Master Keaton, escrita por Takashi Nagasaki.


Hobby de Urasawa

Apesar de estar ocupado serializando seus mangás, Naoki Urasawa é vocalista e guitarrista de uma banda de Rock e já lançou até um álbum em 2009. 

Em 20th Century Boys, Urasawa compõe uma música que no mangá se torna uma espécie de “música de salvação e libertação” (ou seja, ele mistura seu hobby com a sua verdadeira profissão), a música é muito boa e o próprio Urasawa faz questão de cantá-la, porém ele não é tão bom cantor quanto mangaka rsrs, mas ele consegue se sair bem. 

O nome da música é Bob Lennon, uma mistura de Bob Marley com John Lennon (ambos são ídolos de Urasawa). Confiram a música logo abaixo:



Urasawa também insere um grande sucesso do Rock dos anos 1970 em 20th Century Boys. Para quem não sabe, 20th Century Boy é o nome de uma música da banda inglesa T-Rex, que com certeza deve ter sido uma das bandas (e música) preferidas do mestre Urasawa em seus tempos de adolescente.



Apesar de já ter lido e assistido algumas de suas obras, além de já ter pesquisado entrevistas e vídeos sobre ele, sinto que ainda falta uma longa estrada até que eu consiga conhecer um pouco mais sobre Naoki Urasawa. É fácil ter inveja de uma pessoa com tanto talento como ele e, eu sou suficientemente sincera para admitir que tenho sim bastante inveja , porém só há uma coisa maior do que minha inveja: a minha admiração por ele. Espero poder conhecer todas as suas obras, inclusive as mais antigas e as futuras, pois tenho certeza que ainda virão muitas obras de sucesso, até maiores que Monster e 20th Century Boys.

Confiram a seguir alguns vídeos do mestre Urasawa desenhando seus personagens mais famosos (em 7 de julho de 2012) na Expo  Japão em Paris:








Urasawa cantando Bob Lennon ao vivo na Expo:





Dentre as homenagens da fã que fiz até hoje, essa foi a que mais demorou a ficar pronta e a que mais me emocionou. Quando eu era criança, meu sonho era ser uma desenhista de quadrinhos, e agora quando penso nisso, realmente me dá uma saudade daqueles tempos. Parece que falar sobre o mestre Urasawa acabou me deixando meio sensível e cheia de nostalgia rsrs

Para a felicidade dos fãs brasileiros, duas obras de Urasawa serão publicadas por aqui: Monster (que já tinha sido lançada pela Conrad, mas acabou sendo cancelada) e 20th Century Boys. A editora responsável pelas publicações é a Panini, vamos torcer para que tudo dê certo e que os dois mangás façam sucesso no Brasil .


Nunca desenhei nenhum personagem de seus mangás e até agora ainda não fui capaz de fazer nenhum resenha ou crítica de qualquer uma de suas obras. A verdade é que ainda não me considero digna, não me sinto preparada, às vezes tenho a impressão de que a resenha não vai sair do jeito que quero, mas ainda tenho esperanças de que poderei ganhar confiança suficiente para falar de suas obras. Penso em fazer uma resenha de Monster, 20th Century Boys, Pluto e Billy Bat, porém ainda me falta coragem para isso.

Porque de repente fiquei deprimida? Acho melhor terminar essa postagem antes que eu comece a escrever um monte de besteira (se é que já não fiz isso rsrs).

Bom pessoal, esse é o fim, espero que tenham gostado (e ignorem a partes melancólicas), ainda não consegui terminar o capítulo 6 de “A parede de Cristal” (isso se deve ao fato de que estou assistindo muitos animes e séries), mas prometo que novas postagens virão.

Até mais!




4 comentários:

  1. Você poderia dizer onde consegue baixar algumas obras do Naoki, li Monster pela primeira vez aos nove anos(quando era lançado pela conrad, mas já li em espanhol,e agora acompanho o lançamento pela Panini). Os one-shots até que eu consigo ler em inglês, mas nao consigo encontrar outras obras dele,se puder diz um site onde posso conseguir baixar alguma obra dele e faça uma garota feliz! Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , claro, eu que fico muito feliz em poder ajudar. Aqui vai alguns links:

      Billy Bat (em português):
      http://quadradim.wordpress.com/downloads/billy-bat/
      infelizmente o scan parou de traduzir Billy Bat, mas você pode ler a continuação do mangá online em espanhol nesse outro link:
      http://submanga.com/Billy_Bat

      Master Keaton (anime em português):
      http://halloweenfansubber.blogspot.com.br/2012/02/master-keaton-ep-01.html

      Jigoro (mangá em português);
      http://www.aiueomangas.com/2002/12/jigoro.html

      Pluto (em português)
      http://debuscans.blogspot.com.br/search/label/%5BCompleto%5D%20Pluto

      20th century boys (em português, online):
      http://centraldemangas.com.br/online/20th%20Century%20Boys

      Você só leu o mangá Monster ou tbm já assistiu o anime? Se não tiver assistido o anime e quiser assistir, aqui vai o link:
      Baixar:http://www.anbient.net/tv/monster
      ver online:http://www.anitube.jp/search/?search_id=monster

      Um link onde vc pode achar outras obras em inglês;
      http://www.dragonball-pt.com/T%C3%B3pico-Mangaka-Naoki-Urasawa


      Espero ter ajudado. Bjs

      Excluir
  2. Olá. Li seu post e gostei muito.
    Li PLUTO recentemente e apenas uma coisa me passou imperceptivel.
    O que aconteceu com Robita, o filho de Greischt?
    A Europol o tirou dele e apagou a memoria do pai ou ele foi morto e por isso apagaram a memoria do pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, a meu ver ele foi morto mesmo, por que se não tivesse sido morto, Greischt não teria ficado tão transtornado como ficou. Mas como já faz algum tempo que eu li, então não posso afirmar com tanta certeza

      Excluir