quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nana (anime)


Duas garotas com o mesmo nome, porém estilos diferentes, gostos diferentes, personalidades diferentes...
Um anime que me surpreendeu...

Título: Nana
Autora: Ai Yasawa
Gênero: Josei, romance, musical
Número de episódios: 47
Emissora de TV: NTV
Direção: Morio Asaka
Estúdio: Madhouse
Período de emissão: 5 de abril de 2006 à 28 de Março de 2007

Quando li a sinopse de Nana, achei que se tratava de uma simples história onde duas menininhas resolvem morar juntas como amigas e correr atrás de seus sonhos, porém, depois de assistir o primeiro episódio... O segundo... O terceiro... Fiquei completamente chocada com a complexidade do enredo, que mostra de uma forma aberta e sem preconceitos os problemas dos relacionamentos amorosos vistos de um ângulo completamente feminino. Além de tudo, revela como pode ser difícil construir uma carreira no mundo da música.

Principais personagens do anime.

Integrantes da banda Black Stones, da esquerda para direita: Nobu, Nana, Yasu e Shin.
Integrantes da banda Trapnest, da esquerda para direita: Naoki, Ren, Reira e Takumi.

Embora alguns classifiquem Nana como um Shoujo (gênero de anime voltado para garotas adolescentes), o certo é considerar Nana um Josei (gênero de anime voltado para mulheres adultas), pois o enredo aborda sexualidade, vícios, conflitos sentimentais e romances não idealizados (o romance idealizado é a principal característica do shoujo).

Os traços exóticos de Yazawa dão um toque especial à obra.

Atenção: Spoilers

Tudo começa quando Nana Komatsu resolve ir para Tóquio no intuito de desfrutar sua vida de forma independente e ficar mais perto de seu namorado Shouji. No trem rumo à Tóquio, ela conhece Nana Oosaki e fica impressionada com sua beleza e seu jeito independente. Nana Oosaki é vocalista de uma banda de punk-rock chamada Black Stones, ela está indo à Tóquio para tentar fazer sucesso por lá, e também, é claro, reencontrar seu grande amor.

A primeira vez que as Nanas se encontram: Num trem rumo à Tóquio.
Nana Oosaki tem uma personalidade forte, é determinada, às vezes até um pouco áspera e mandona, porém além de tudo é uma pessoa misteriosa que esconde uma sensibilidade interior, o que mostra que seu jeito rude é apenas uma armadura que protege seu coração ferido por mágoas do passado.

Nana Oosaki

Nana Komatsu é uma garota de mente aberta e extrovertida, está sempre em busca de um romance, porém seus relacionamentos nunca duram muito tempo. Nana Komatsu, apelidada de Hachi pela outra Nana, é alguém que interiormente se mostra carente de atenção e que sempre espera os cuidados de seus amigos.

Nana Komatsu
O anime foca-se nos relacionamentos amorosos e na amizade das duas Nanas.

Nana Oosaki, sendo orgulhosa, recusa-se a admitir que não superou a paixão que sentia pelo antigo baixista de sua banda, Ren. Porém, quando o dois se veem novamente, Nana não consegue esconder seus sentimentos e os dois acabam voltando a ter um relacionamento. No final do anime, Ren pede Nana em casamento e ela aceita.

Nana e Ren
Já Nana Komatsu, não consegue administrar seus romances, que sempre acabam de uma forma frustrante. Antes de conhecer Shouji, ela se envolve com um homem casado e acaba sofrendo por ser abandonada. Quando conhece Shouji, eles se tornam amigos e posteriormente namorados, porém, após algum tempo o relacionamento dos dois vai esfriando e Shouji se sente distante de sua namorada, por isso, acaba se apaixonando por outra garota e traindo Nana. 

Nana (Hachi) e Shouji
No final, depois de tantas experiências desagradáveis, Nana Komatsu acaba se envolvendo sem compromisso com um dos integrantes da banda Trapnest, Takumi. Ele a engravida, porém, antes de saber que está grávida, Nana tem um romance com o guitarrista da banda Black Stones, Nobu. A gravidez deixa Hachi psicologicamente desestabilizada. Apesar dos pensamentos de que poderia fazer um aborto, ela decide ter o filho. Takumi, ao saber de sua gravidez, resolve pedi-la em casamento. Nana acaba tendo que decidir se continua com seu romance com Nobu ou se aceita o pedido de casamento de Takumi. Como ele é o pai da criança que ela está esperando, Nana resolve aceitar seu pedido de casamento e assim, abandona Nobu.

Meu casal favorito!

Nana e Nobu
Muitos não gostaram do final, quando Nana Komatsu resolve deixar um cara legal que estava realmente apaixonado por ela para se casar com um cara frio, mulherengo e egoísta. Mas eu, contrariando todos aqueles que odiaram esse desfecho, gostei do final. Pelo que eu entendi, Hachi não escolheu Takumi só por ele ser o pai de sua filha ou por ele ser rico (é claro que esses motivos também contribuíram para sua escolha) . Nana escolheu Takumi por que gostava dele, e embora sua consciência dissesse que o certo seria escolher “o rapaz de melhor caráter”, ela mais uma vez seguiu o seu coração torto. Ainda que existam tantos “contras” a esse relacionamento, devo dizer que Nana e Takumi formam um belo casal em minha opinião. 

Nana e Takumi: Um relacionamento intenso e cheio de surpresas.
Outro casal que chamou bastante a atenção dos espectadores: Reira e Shin. Reira é a vocalista da banda Trapnest e é secretamente apaixonada por Takumi, porém, Takumi a trata como se fosse uma irmã mais nova e isso a deixa muito magoada. Para esquecer esse amor não correspondido, Reira se envolve com Shin, um rapaz solitário que além de trabalhar na banda Black Stones, também é garoto de programa. 

Reira paga Shin para se deitar com ela. Depois de algum tempo, o relacionamento baseado em sexo se transforma em algo que envolve sentimento.
Nana é uma trama complexa que explora o mundo feminino de um jeito diferente e sem idealizações, uma trama que nos envolve e que nos faz pensar : Somos tão complicadas assim? 

Todos cometem erros, se arrependem, voltam atrás, amam e deixam de amar, afinal, somos todos humanos.

Bem, pessoal, é isso, espero que tenham gostado, vou terminando este post, até a próxima!



28 comentários:

  1. haaa para
    minha namorada me falou que estava endo esse anime e que eu era o nabu
    vai se fuder !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Nobu é legal! A Nana que não soube escolher direito! kkkkkkkk
      E vai ver a tua namorada ainda não viu o final do anime kkkkkk

      Excluir
  2. Oii tudo bemmmm... queria saber se as duas reatam a amizade? estou ansiosa por isso e ainda muito para chegar lá..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas fazem as pazes sim, então não se preocupe rsrs

      Excluir
    2. Há fico bem mais tranquila hehehe, estava procurando as melodias instrumentais que tocam nas cenas dramaticas do anime... eu adoro elas já chorei tanto ouvindooo.. mas nao encontro em lugar nenhum.. você sabe onde poderia achar elas? ^..^

      Excluir
    3. Encontrei uma coleção de osts do anime, não sei se é exatamente o que você procura, mas dá uma olhada:

      tem nesse canal no youtube: https://www.youtube.com/playlist?list=PL14E9148F9E1F0257

      e nesse site pra baixar: http://anime.thehylia.com/soundtracks/album/nana-707-soundtracks-320-kbps

      Excluir
    4. Arigato ^^ vou olhar agora mesmo... Sabe eu concordo totalmente com vc! Nobu é muito bonzinho! Mas meu casal preferido é o Takumi e Nana (Hachi), mas estou com tanta pena da amizades das duas ter terminado.. da hachi nao participar dos shows.. e de todo sofrimento que a nana passa por estar distante dela.. Ela é muito solitaria e havia se apegado completamente a amiga.. está tento a crise de aerofagia.. me corta o coração pobre Nana! quero ver ela bem.. outro episodio que eu choro kkkkkkkk que anime intenso ^.^

      Excluir
    5. Ahhh então eu vou ter que te dizer uma coisa, e desculpa por não dizer antes. No anime o final é estranho, então as coisas só são esclarecidas no mangá mesmo. O problema é que o mangá até hoje também não foi finalizado, porque a autora ficou muito doente. Eu não li o mangá, mas já vi spoilers de que as duas Nanas se reconciliam, mas no anime isso não chega a acontecer de fato (apesar de que as duas querem muito se reconciliar).
      Já que faz muito tempo que eu vi esse anime, tinha esquecido desse detalhe. Sorry!

      Excluir
  3. Há tem no mangá... ?? preciso ler ele rapido pro meu coração ficar em paz.. pobres das duas nanas.. torço tanto pra elas voltarem a ser amigas logo... Heyyy... Li um spoiler dizendo que Hachi, desconfiada do Takumi com a Reira, se separa dele e volta a ficar com o nobu, ouviu falar de algo assim tbm?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, parece que isso acontece mesmo... Na verdade, o anime deveria ter segunda temporada, mas por causa do mangá que não foi finalizado, acabaram não fazendo. Pelo que eu fiquei sabendo, muita coisa ainda acontece no mangá. Então, caso vc não goste do final meio estranho que fizeram pro anime, seria bom dá uma olhada no mangá, parece que o anime parou no volume 12 do mangá (e no total, são 21 volumes), o que significa que o anime só conta metade das coisas que aconteceram no mangá.

      Excluir
    2. Quando eu terminei de ver o anime, fui procurar o mangá pra saber a continuação. Só que acabei desanimando quando descobri que a autora não tinha dado um fim pra essa história. Até hoje tem gente que ainda está esperando a continuação, mas parece que ela não vai fazer mais.

      Excluir
    3. Teve uma noticia recente que ela estava se recuperando de uma doença, e que no ano passado deu entrevista em duas revista e que agora que se recuperou, talvez terminasse o manga.. estou começando a procurar o mangá pra mim continuar lendo de onde parou kkkk essa historia é tão intensa.. os sentimentos.. as fraquezas e medos deles, os relacionamentos tanto de amor quanto de amizade.. quero ler até onde ela tiver feito *-----* kkk já vi um spoiler q o Ren morre.. fiquei chocada afss.. '-' muito triste ='( ... mas ainda bem q a Nana tem o yasu que é o porto dela... ^.^ preciso ler a sequencia ^.^

      Háaa os links que me mandou perfeito.. obrigadaaa era exatamente o que eu estava procurando *-* baixei todas que eu queria já >..<

      Excluir
    4. De nada :) que bom que links estavam certos rs

      Também vi uma notícia de que estavam pensando em dar continuidade ao anime e fazer um "final". Se a autora permitir, acho que vão fazer isso. Nana é um dos mangás josei mais vendidos do Japão, merece um final apropriado.

      Excluir
  4. Fiquei desanimada aqui pra ler.. hehe, uma amiga me disse que o mangá é muito triste... (a continuação após o anime =/ ) e que lá no japão mesmo não saiu nenhuma noticia nem nada de que a autora va continuar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Na época em que eu terminei o anime e procurei o mangá, também desanimei por causa disso, principalmente pela falta de um final da história. Mas como eu disse ali e cima, ainda existe esperança de que produzam uma segunda temporada do anime e façam um final, mas eles ainda precisam da permissão da autora, e a gente não sabe se ela vai permitir.
      Já que ela não quis continuar, poderia pelo menos dá uma chance pra outra pessoa, né? rsrsrs

      Excluir
    2. verdade... é frustante a gente não saber como vai terminar, o que vai acontecer depois que chega num momento importante no mangá.. Vi gente que chorou 3 dias seguidos apos ler certas coisas que ocorrem no mangá.. Imagina o Drama hehehe é complicado ler e ficar sem a sequencia do que ocorre no final.. T.T Eu espero que ela permita que façam o final do anime.. *-* verdade..

      Excluir
    3. Ontem eu tentei mandar msg mas nao foi e nao vi kkkk, bom eu concordo com vc já que ela nao pretende continuar poderia deixar outros terminarem sim, pra gente ver o que acontece..

      Eu não consigo ler o mangá.. até baixei já alguns volumes mas travei kkk é porque imagina que frustrante é chegar numa cena dramatica, e não poder saber como terminará? seria angustiante .. frustrante demais kkk tenho uma amiga que disse que chorou durante 3 dias e ficou muito depressiva apos ler certa cena do mangá O.o não quero que isso aconteça.. ainda mais que eu não poderia saber o que viria depois T.T

      Excluir
    4. Eu acabei ficando só com anime mesmo, apesar do final confuso... De qualquer forma, quem sabe um dia eles lançam uma segunda temporada.

      Excluir
  5. Estou aqui tendo minha depressao pós termino do anime... Realmente vou ter que ler o mangá.
    Poxa, poderiam terminar a história né, ja li em alguns lugares que a Ai Yasawa está bem, e só não termina nana pq não quer mesmo.
    Ela prefere a outra obra dela, paradise kiss,muito triste isso.

    ResponderExcluir
  6. Também estou até hoje na depressão pós término!! Você pode me recomendar animes similares pra aliviar essa tristeza? kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana é um anime tão único, não conheço nenhum parecido, tem Paradise Kiss, que é da mesma autora, mas talvez você já tenha assistido.

      Excluir
  7. Pode me passar o link do mangá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://mangasproject.zlx.com.br/Lista/mangas/847-nana

      Excluir
  8. Oi! Gostei da resenha que você fez. Nana é um anime bem feito e espero ver o final do mangá um dia ;---; Mas eu notei algo diferente quando Nana (Hachi) larga o Nobu para ficar com o Takumi. Eu interpretei dessa forma: Além do Takumi ser o pai da criança, Nobu, que gostava muito dela, estava disposto a largar tudo para cuidar dela. Ele provavelmente desistiria de ser um baterista para cuidar dela e do bebê. Por isso eu interpretei a ação da Hachi como uma forma de amar o Nobu mais do que a si mesma (porque os amigos dela sempre diziam que ela se escolhia ao invés dos namorados, mesmo dizendo que os amava). Ela sacrificou a chance de ficar com o amor dela para trazer o melhor para o bebê e para ele. Foi isso que eu notei, levando em consideração como trabalharam a personagem no decorrer do anime.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, essa também é uma possibilidade, já que ela gostava muito do Nobu e foi difícil deixá-lo. Mas ela também gostava do Takumi, no entanto, acho que gostava mais do Nobu e por isso o preferiu não envolvê-lo em seus problemas.
      Acabei de lembrar de um drama japonês que assisti recentemente e teve um final semelhante. A protagonista decidiu no final que ficaria com quem ela não se sentia na obrigação de proteger.

      Excluir
  9. Uma coisa que eu odiei foi o comportamento abusivo do Takumi e da Nana Osaki. Nana Osaki enxergava a Hachi como um cachorrinho durante boa parte da trama e suas ações visavam apenas fazer com que ela não perdesse seu cachorrinho. Takumi provavelmente tem essa mesma visão, tanto que trata Nana Komatsu como propriedade, invade a casa dela, espalha o segredo para separar ela e o Nobu e ainda decide tudo por ela, isso sem falar no sexo quase forçado de "reconciliação", que tava mais pra estupro. Ainda temos Junko e Kyosuke que mais julgam a Hachi e fofocam sobre a vida dela do que realmente dão bons conselhos, no fim só atrapalharam em todos os momentos e nunca de fato apoiaram a Nana em nada. Isso sem falar do Shoji, tudo bem que ninguém escolhe por quem se apaixona, mas ele era tão ou até mas egoísta que a própria Hachi, ele não a amava de verdade. São personagens que me revoltam mais que a inércia da Hachi em tomar a rédea da própria vida sem depender de nenhum desses embustes. Na continuação espero que a autora desenvolva a Hachi e a torne uma mulher forte e independente, porque na real, ela só se fodeu a história toda, parte por culpa dos embustes, parte consequência do próprio comportamento dela. As únicas pessoas que realmente não a tratavam como animal de estimação eram o Nobu, o Yasu e o Shin. O resto ela poderia ficar bem sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir